Práticas Inovadoras para a educação na cultura digital

Em dezembro de 2016, fui informada de um curso de extensão no Instituto Singularidades, em SP, voltado para a formação continuada de educadores que entendem que a inserção de tecnologias digitais para a aprendizagem é algo irreversível e que pretendem refletir sobre suas práticas e trocar informações e experiências.

Dez horas a distância e vinte horas presenciais.

Já havia feito dois outros cursos, todos totalmente a distância, com o Prof. José Moran e a Profª Dênia Falcão, e queria continuar a estudar mais e mais.

Fiquei tentada, por muitos motivos…

Primeiro, o curso é mediado pela Professora Lilian Bacich, a quem já ouvira no evento on-line SENATED  e que havia me encantado pela clareza com que expunha suas ideias sobre ensino híbrido, sala de aula invertida…

Segundo, porque há muito vinha namorando a possibilidade de vir a fazer algum curso no Instituto Singularidades, cujas propostas de cursos sempre me pareceram inovadoras, criativas e até ousadas, tudo que buscava.

Terceiro, pela possibilidade de ir a São Paulo vez e outra, cidade que aprendi a amar e admirar, embora seja carioca de coração, e a qual, confesso, aproveito mais do que o próprio Rio de Janeiro (pasmem!).

Quarto, porque conhecer mais gente com mesmos (ou parecidos) ideais me atrai muito porque gosto de trocar.

Quinto, porque começaria um projeto de ensino de idiomas a partir da prática da sala de aula invertida e do uso do blog como ambiente virtual de aprendizagem, por meio do que se chama ensino híbrido. Pensei, vou buscar apoio.

Fiz minha pré-inscrição e fiquei aguardando conseguir uma vaga (tentei vaga em outros cursos e palestras e não conseguira). Fiquei feliz dias depois: conseguira a vaga.

Paguei a primeira parcela do curso, comecei a planejar a minha viagem, reservar hotel, voos…

Retornei ao trabalho depois das férias de janeiro de 2017, e a primeira coisa que fiz foi publicar minha inscrição no curso e solicitar a dispensa dos fins de semana para as aulas presenciais.

Tudo acertado! 18 de março de 2017: primeira aula presencial.

A partir desse dia, passo a narrar aqui as minhas experiências de aprendizagem com o curso, meu diário de bordo. Espero que minha experiência sirva de estímulo a todos a buscarem suas chances de formação continuada.

Até lá!!

IMG_3918

Deixe um comentário

