Aula 3: Aprendizagem por problemas e projetos – recursos e propostas

Na aula do dia 08/04 conhecemos um novo parceiro, um novo colaborador, o Leandro Holanda, segundo a Julci Rocha, sua versão masculina. RsRs Ele traz o frescor da juventude, da inteligência, da criatividade, todas reunidas em sua pessoa.

Julci estava em Londres – deixando todo mundo com inveja – e Leandro foi ajudar a Lilian.

Coloco para a Lilian que tenho dificuldade em distinguir aprendizagem por problemas e aprendizagem por projetos e ela coloca que a diferença principal está na ideia de que no problema tudo parte de um problema apresentado pelo professor e, o segundo, parte de uma situação norteadora, contextualizadora e que há necessidade de distinguir os dois.

São sugeridos alguns vídeos do site da Edutopia sobre os temas, após as colocações e debates entre a professora e a turma.

Lilian ressalta a necessidade de pensar o planejamento da aula diante dessa perspectiva, diante das habilidades (sim, estamos falando de habilidades e não de competências) do século XXI a serem desenvolvidas, entre elas a AUTONOMIA, que eu considero a mais importante. É o que todo professor deseja desenvolver em seu aluno, porque um ser humano que consegue atuar diante de qualquer situação, consegue atuar em todas as situações.

Lilian propõe que façamos um plano de aula em colaboração com outros colegas da turma, de maneira que façamos a utilização de estratégias e ferramentas do Ensino Híbrido, utilizando o Google Docs e o Google Drive.

Leandro nos apresenta a uma ferramenta chamada Plickers – fiquei apaixonada!!!!!!

Passo um WhatsApp para a Fernanda Menna Barreto e escrevo “Baixe o Plickers para o teu celular!”

A ferramenta é uma alternativa para determinadas avaliações que pensamos em fazer em sala de aula, permitindo-nos ter um retorno (de dados, estatístico) imediato. Fiquei pensando: seria ótima para avaliarmos, no início da aula, o que os alunos compreenderam do conteúdo no Blog ou para avaliar o que ficou para cada um ao final de uma atividade.

Somos “testados” sobre o ensino híbrido em sala , depois desafiados a argumentar entre nossos pares para repensarmos nossas respostas (que a ferramenta também aceita). Foi um exercício e tanto!!!!!

Leandro nos fala novamente sobre o Office Mix, que a Julci já apresentara, e pergunto se não há a chance de usuários IOS utilizarem-no e ele diz que estão trabalhando nisso. Legal!!!

Terminamos o encontro com saudades da Julci, com a felicidade de termos conhecido o Leandro e com muita tarefa para terminarmos para o próximo encontro!! Ufa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s